Buscar
  • caetanoz

Como Saber a hora certa de trocar a corrente da Bicicleta?


Você já parou pra pensar que a corrente é uma das partes mais importante da sua bicicleta?

Muitas pessoas não fazem nem ideia e acabam dando a devida importância apenas naqueles momentos onde - durante o passeio, ela acaba "estourando ou quebrando".

A corrente da bicicleta é a responsável por transmitir a energia que aplicamos no pedal até o cassete; ou seja, sem a corrente funcionando, não há pedala e muito menos o rolê de bike.

O desgaste e seu impacto


O desgaste da corrente, assim como toda transmissão da sua bicicleta, tem um tempo de vida útil. A durabilidade tem uma variação dependem de fatores como o ambiente que se pedala e condições climáticas.

Com a abrasão decorrente do contato com o cassete e as coroas e a atração exercida pela força da pedalada, a corrente vai literalmente 'esticando' e aumentando a sua folga ao ponto, daquele contato não ser perfeito com as outras peças.

Por isso que muitas vezes sentimos o câmbio pular as marchas.




O que acontece é que cada elo sofre um pouco de desgaste, os pinos ficam mais finos, os orifícios das placas internas ficam maiores, e somando todo o desgaste, o resultado é uma corrente que aumenta de comprimento com o tempo. se substituímos a corrente antes de alongar mais do 1% os pinhões e as coroas durariam muito mais.






A Corrente


A maioria das correntes de bicicleta são fabricadas em liga de aço. Dentro da corrente, cada rolete roda numa bucha, formada pelas placas internas, o rolete gira livremente na bucha, então tende a sofrer desgaste uniforme.

Abaixo podemos ver a composição da corrente:


Medindo o desgaste


Existem ferramentas no mercado que indicam o nível de desgaste da corrente, (vídeo abaixo)

a prevenção é a solução para preservar a relação e os componentes associadas às marchas de sua bicicleta. Ou seja, a simples manutenção da sua corrente previne desgastes desnecessários no Pedivela, Cassete, Câmbios dianteiro e Traseiro. A substituição da corrente desgastada pode significar economia a longo prazo.


Manutenção


A manutenção preventiva visa prolongar a vida útil das peças e componentes de sua bicicleta, evitando assim o desgaste natural que ocorre devido ações de impacto, uso excessivo ou mesmo condições climáticas; o acúmulo de sujeira e graxa nas peças acelera o processo de desgaste das mesmas. Previna sua bicicleta e economize dinheiro!


Conheça a Oficina Bike tech


Oficina certificada pela SSC - ( SHIMANO SERVICE CENTER)

Manutenções e Serviços Gerais, Visite nosso site e saiba mais

https://www.biketechjardins.com.br/oficina-shimano-service-center


87 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

Bike Tech Jardins - Rua da Consolação, 3.350 - Jardins - São Paulo/SP

CICLISMO EXTREMO COM. DE ARTIGOS ESPORTIVOS LTDA. EPP - CNPJ.: 05.784.722/0001-06

© 2018 by Bike Tech Jardins