Buscar
  • caetanoz

Como ensinar uma criança a pedalar sem rodinhas


Fonte: Trek Bikes

Como pais, todos queremos a mesma coisa para nossos filhos: uma bicicleta que seja segura, confortável, confiável e fácil de usar, mas que não estoure o orçamento. Queremos que as primeiras pedaladas do nosso filho sejam tão memoráveis quanto às nossas e é por isso que toda a bicicleta infantil com a marca da Trek segue os mesmos padrões rigorosos de todos os produtos que fabricamos. A verdade é que adquirir uma máquina bem projetada para seu filho acaba sendo mais econômico para você no longo prazo, mais fácil para aprender a pedalar e, por fim, mais divertido para a criança desde o primeiro dia.

Bicicleta não é brinquedo

Talvez isso seja óbvio, mas uma bicicleta não é um brinquedo. Embora os preços das grandes lojas sejam atraentes, essas bicicletas normalmente são mal projetadas e não foram montadas por mecânicos qualificados. Uma bicicleta "bonita" ou "legal" perto do corredor dos produtos de higiene bucal quase sempre não tem valor de revenda ou não servirá para um irmão mais novo e, portanto, acaba sendo um investimento ruim. As bicicletas da Trek são projetadas e fabricadas por pessoas que valorizam as bicicletas e seus ciclistas. Por fim, uma boa regra geral é que você nunca deve comprar uma bicicleta no mesmo lugar onde compra sua pasta de dente.

O que é Dialed?

Muitos de nós da Trek somos pais também. Nós entendemos — você não quer comprar uma bicicleta nova todo o ano. É por isso que inventamos o que chamamos de "Design de ajuste Dialed": bicicletas com selins, manoplas, guidões, pedais, manetes de freio e pedivelas projetados para se adequar à faixa etária dos ciclistas do modelo. Algumas bicicletas infantis da Trek vêm com um pedivela com comprimento ajustável para se ajustar às pernas em crescimento de uma criança e aumentar a vida útil da bicicleta.

Qual bicicleta tem o tamanho certo para meu filho?

As bicicletas infantis variam no tamanho da roda de 12 a 26 polegadas. Para simplificar, é fácil pensar na idade de seu filho ao determinar qual é o tamanho certo para ele. Apesar das diretrizes abaixo serem genéricas, elas ajudam muito no começo de sua busca pelo modelo certo.

As bicicletas infantis são otimizadas de acordo com esses tamanhos de roda em termos de ajuste e nível de desempenho. Conforme o tamanho da roda aumenta, o número de opções para acomodar as habilidades adicionais e as preferências de condução de crianças maiores também aumentam. Além de oferecer uma bela balance bike para os mais pequenos, os tamanhos de roda maiores englobam vários modelos otimizados para asfalto, montanha ou trajetos urbanos. Além do tamanho da roda, os fatores que influenciarão em sua escolha serão a cor/estilo, a compatibilidade com rodinhas, o tipo de freio, as marchas e, finalmente, a categoria.

Mas e as rodinhas?

Você provavelmente aprendeu a pedalar em uma bicicleta com rodinhas. É provável que muitos ciclistas profissionais também tenham aprendido assim. Usar rodinhas é uma ótima maneira de fazer as crianças se acostumarem com a bicicleta e proporcionar a eles a sensação de liberdade que ela dá. A Trek oferece rodinhas removíveis em todos os nossos modelos infantis de 12 a 16 polegadas e essas opções são ideias para crianças que forem grandes demais para uma bicicleta de equilíbrio ou que simplesmente precisam de mais tempo para se acostumar. Ao ensinar seu filho a andar de bicicleta, lembre-se de que a ênfase deve estar no equilíbrio e não na pedalada. Assim que ele estiver mais seguro com a ideia de remover as rodinhas, é hora de tirá-las.

Por que existem freios diferentes?

A maioria das bicicletas para crianças pequenas vêm com um sistema de frenagem fácil de usar em que basta pedalar para trás para acionar os freios. Esse sistema é conhecido como "freio de pedal" ou "freio contrapedal". Simplificando, é mais fácil para crianças pequenas usarem seus pés para acelerar e frear permitindo que elas se concentrem em habilidades mais importantes, como o equilíbrio, quando estão aprendendo a andar de bicicleta.


Assim como as rodinhas, os freios de pedal são indicados apenas para crianças que ainda não se sentirem seguras para pedalar sem eles. Freios de mão projetados para o tamanho e o alcance da mão de uma criança são fáceis de usar e muito mais eficazes ao andar de bicicleta. Portanto, os freios de mão são a escolha mais segura para crianças que conseguirem usá-los. Quem consegue andar em uma bicicleta de 20” tem idade suficiente para usá-los adequadamente, portanto introduzimos os freios de mão em bicicletas com esse tamanho de roda. Conforme seu filho cresce e começa a andar em velocidades maiores, é interessante considerar um modelo com freios a disco. Freios a disco fornecem um poder de frenagem maior que os freios tradicionais e são mais eficientes em condições climáticas adversas. Os modelos exclusivos para montanha vêm equipados com discos hidráulicos, que oferecem um poder de frenagem ainda maior e variabilidade na intensidade de frenagem.

A bicicleta do meu filho precisa de marchas?

Marchas são ótimas. Elas aumentam significativamente a versatilidade da bicicleta e reduzem a fadiga permitindo que seu filho acompanhe a família em trajetos mais longos. Assim como os freios de mão, algumas marchas poderão beneficiar crianças que conseguirem usá-las adequadamente.

A Trek ajusta as marchas segundo a idade da criança e a força presumida, isto é, o intervalo das marchas é otimizado para o peso e o desempenho de acordo com o tamanho de nossos filhos. Os modelos com tamanho de roda de 20” da marca, projetados para crianças que já controlam bem a bicicleta, introduzem as marcha. No fim, as marchas adequadas para seu filho dependem de como ele pretende andar com a bicicleta. Trajetos longos em terreno mais variável exigirão um intervalo maior de marchas. Jovens interessados em explorar com uma mountain-bike ou pedalar pra valer em uma bicicleta de estrada precisam de mais marchas do que um garoto que ficará andando pela vizinhança com seus amigos.

Do que mais eu preciso?

Lembre-se de que é necessário mais do que uma bicicleta para que seu filho pedale com segurança e se divirta. Um capacete confortável e que sirva é essencial. Seu filho precisa usar um toda a vez que subir em uma bicicleta. Um farol como o Flare R da Bontrager, a primeira iluminação traseira projetada para ser visível durante o dia e a noite, é outro acessório de segurança tão importante quanto o capacete de seu filho.

Para que tudo corra bem, é bom ter por perto uma bomba e algumas câmaras reserva. Talvez o seu filho queira acessórios como uma campainha ou uma buzina. Quando eles estiverem percorrendo trajetos maiores, pode ser interessante ter vestuário para ciclismo como luvas e um par de sapatilhas e pedais exclusivos.

Lembre-se de que o componente mais importante para que seu filho goste de andar de bicicleta é você. Um professor dedicado e paciente é o principal ingrediente para que a criança tenha uma vivência que a faça amar o ciclismo pelo resto da vida.

#PedalarSemRodinhas

168 visualizações

Bike Tech Jardins - Rua da Consolação, 3.350 - Jardins - São Paulo/SP

CICLISMO EXTREMO COM. DE ARTIGOS ESPORTIVOS LTDA. EPP - CNPJ.: 05.784.722/0001-06

© 2018 by Bike Tech Jardins