Buscar
  • caetanoz

O que esperar de um ajuste de bicicleta

Atualizado: 3 de Set de 2019


As expectativas de um ajuste de bicicleta podem variar dependendo do que você precisa e de onde está instalado. O BikeFit divide a definição de ajuste de bicicleta e algumas expectativas realistas para um ajuste de qualidade.

Crédito da foto: https://www.bikeshoe4u.nl/

A resposta curta ao título deste artigo: Depende. É impossível colocar uma prática "abrangente", como o encaixe da bicicleta, e aplicá-la à infinidade de disciplinas e tipos de atividades em uma bicicleta. Isso seria equivalente a consultar um médico para cada doença possível. Além do clínico geral, há um especialista em quase todas as condições. Os instaladores de bicicletas também variam em sua experiência, ferramentas utilizadas, educação e processo. Portanto, o que você deve esperar variará, mas nossa missão é ajudá-lo a encontrar o ajuste individualizado necessário e a identificar os elementos mais importantes. Embora qualquer pessoa possa oferecer acessórios para bicicleta, ela pode não necessariamente atingir seus objetivos.

O que é um Bike Fit?

1.) Ajustar a bicicleta para atender às necessidades individuais do ciclista.

2.) Educar e ajudar o ciclista a funcionar melhor em sua bicicleta.

Neste artigo, focaremos a parte 1. A segunda parte aborda o mundo dos praticantes de bicicleta, fisioterapeutas e treinadores, que fornecem aos ciclistas maneiras de melhorar a força, a técnica de pedalar, a flexibilidade, a respiração e outras características específicas do ciclista. exercícios. Certamente, isso não significa que você não tenha recebido um ajuste completo se este estiver ausente da sua sessão de ajuste, mas existem diferentes tipos de instaladores e é imprescindível encontrar um que atenda às suas necessidades.

Vamos começar com o entendimento básico da definição de um ajuste de bicicleta: ajustando a bicicleta para caber em você . Outras vezes, definimos isso como personalizar uma bicicleta simétrica para um corpo assimétrico. Espero que ninguém fique chocado com essa pepita de verdade, mas mesmo as pessoas ridiculamente bonitas do mundo, cujos olhos estão perfeitamente espaçados, podem ter arcos altos, dois pés de tamanhos diferentes ou uma discrepância no comprimento das pernas. Para dar um passo adiante, contatamos a renomada profissional de ajuste de bicicleta Jessica Bratus, da Bike FitMi em Ann Arbor, MI, para reunir sua definição de ajuste de bicicleta: “É um processo no qual todos os pontos de contato da bicicleta, bem como as macro-relações entre os pontos de contato, são otimizados para esse corpo em particular.” Como estamos seriamente Prendendo esse ponto em casa, o ajuste é sobre você, o indivíduo e seu corpo único (altura, peso, flexibilidade, atividade física, lesão, assimetria ... etc.).

Objetivos de Encaixe

Como estabelecemos a natureza individual e subjetiva do ajuste, é imperativo que, antes de procurar um instalador, faça 2 perguntas a si mesmo:

1.) Que resultados eu quero de um ajuste de bicicleta?

Isso provavelmente será sinônimo de seus objetivos. A maioria desses resultados se enquadra em duas categorias: eliminar / reduzir a dor ou aumentar o desempenho. Aqui estão alguns exemplos:

Resolva meu problema com dores recorrentes nas costas dos joelhos após cada viagem.

Reduza a dormência das mãos que ocorre após algumas milhas.

Encontre uma posição que ajude a aumentar a aerodinâmica no meu próximo triatlo.

Otimize a posição para obter o melhor gasto de energia durante a corrida.

Há uma infinidade de resultados que você pode desejar, mas a parte importante desse quebra-cabeça é reconhecer que um instalador não é um milagreiro. Como piloto, temos que gerenciar nossas expectativas quanto ao resultado adequado. Muitos instaladores oferecem uma excelente experiência, mas eles não vão mudar você de iniciante para atleta de classe mundial.

2.) Que tipo de cavalgada ou cavalgada vou fazer no futuro?

É aqui que a “necessidade” ou objetivo do indivíduo desempenha um papel importante no processo de ajuste. Para entender o que entendemos por “necessidade”, pense nos resultados ou objetivos que você deseja alcançar e combine-o com o seu tipo de pilotagem. Aqui estão alguns exemplos:

  • Gran Fondo

  • Contra-relógio local

  • Clube monta todo fim de semana

  • Passeios de caridade como Bike MS

  • Triatlo

  • Pendulares para o trabalho

  • BTT (descidas, enduro, xc… etc.)

  • Passeio de cascalho

  • Corrida (qualquer disciplina)

  • Fat Bike Adventures

  • BMX

Nesses exemplos, pode haver alguma variabilidade de suas necessidades com base na distância, na quantidade que você percorrerá e, competitivamente, em suas expectativas. Por exemplo, um objetivo é finalizar um Gran Fondo e outro ser competitivo nos primeiros tempos da sua faixa etária. Também é digno de nota mencionar que quanto mais tempo você gasta na bicicleta ditará o quanto mais importante será um ajuste abrangente e de qualidade. A dor é intensificada pela duração. Se suas aspirações são muito mais simples, como andar na praia de vez em quando, você pode se beneficiar de uma configuração adequada, mas a experiência de ajuste completo será focada em sua intensidade, duração e tipo de pilotagem.

Crédito para foto: https://blog.bikefit.com/what-to-expect-in-a-bike-fit/

Ajuste da bicicleta vs. dimensionamento da bicicleta

Agora que você estabeleceu o que deseja de um ajuste, vamos explorar alguns equívocos comuns no ajuste. O ajuste de bicicleta é um conceito estranho e confuso no ciclismo, mas é ainda mais profundo em comparação com outros produtos e indústrias que usam o termo “ajuste”. O que significa encontrar os sapatos, calças, vestido, chapéu, etc. adequados? Se eu fizer as seguintes medidas do meu corpo, este artigo em particular se encaixará (a menos que você seja um construtor de corpo, patinador de velocidade, velocista ou ciclista de pista). Para aplicar essa mesma lógica de dimensionamento ao ciclismo: assumimos que, se você tem uma certa altura e uma costura específica, essa incrível bicicleta nova vai “encaixar”. Existem até alguns sistemas nas lojas de bicicletas em que o corpo é escaneado ou medieval Os instrumentos de tortura são usados ​​para fazer medições que, por sua vez, colocam você na “bicicleta de encaixe perfeito. ”Pode ser do tamanho correto, mas é improvável que“ caiba ”com base na definição descrita anteriormente sem ajustes ou correções. Conseqüentemente, é importante entender a definição, porque os termos ajuste e dimensionamento de bicicletas geralmente são confundidos até mesmo por profissionais e lojas de bicicletas.

Sem entrar em detalhes excessivos sobre as diferenças entre eles ( abordamos isso em outro artigo ), o dimensionamento da bicicleta acontece antes da compra de uma bicicleta. O processo envolve a realização de medições de um indivíduo e a aplicação dessas medições específicas para corresponder uma pessoa ao quadro da bicicleta de tamanho correto. A maioria dos instaladores competentes executará o dimensionamento e o ajuste da bicicleta e entenderá o relacionamento entre os dois.

Os principais componentes de um ajuste de bicicleta

Embora possa haver alguns outros processos que alguns instaladores usam, a maioria dos ajustes profissionais de bicicleta terá o seguinte: Uma entrevista, uma avaliação, ajustes dos 3 principais pontos de contato, testes e um relatório.

Crédito da foto: https://belllap-cycleworks.com

Entrevista pré-ajuste

Antes de se inscrever para o seu primeiro ajuste, é altamente recomendável entrar em contato com um instalador para discutir seus objetivos e tipo de pilotagem. É possível que você seja um ciclista de montanha e o instalador que você contatou só funcionou com bicicletas de estrada e triatlo. Se for esse o caso, pode não ser um bom ajuste. Isso também é significativo se você tiver uma lesão (recente ou passada) que possa precisar da atenção de um instalador baseado em fisioterapia. Um instalador de qualidade informará sobre o nível de experiência deles, se eles ajudaram os ciclistas a atingir objetivos semelhantes ou informará se isso está fora da prática geral. Nesse caso, eles devem encaminhá-lo para outro profissional local com a experiência necessária para melhor atendê-lo.

A entrevista

Supondo que você encontrou a combinação certa, um instalador experiente o entrevistará antes ou durante o ajuste para coletar o máximo possível de informações relevantes. Aqui estão alguns exemplos do que eles podem perguntar:

  • Metas ou objetivos para o ajuste

  • Objetivos de ciclismo

  • Tipo atual de pilotagem (quanto e com que frequência)

  • Histórico de lesões, incluindo problemas atuais

  • Condições médicas

  • Áreas de desconforto

  • Informações de adaptação anteriores (você já teve uma adaptação antes de abordar as preocupações)

Existem montadores que podem fazer perguntas mais detalhadas ou de acompanhamento com base em seu treinamento e conforto. Estes são alguns dos básicos que todo instalador deve perguntar.

Avaliação

Isso varia significativamente em todo o espectro, de um montador para outro. Se você receber um ajuste de um profissional de saúde, ele provavelmente fará uma avaliação estrutural fora da bicicleta ou uma avaliação de flexibilidade como parte do ajuste. Este não é um requisito para o ajuste da bicicleta. Infelizmente, existem muitos montadores que não estão qualificados para avaliar sua flexibilidade, agarrando sua perna e verificando sua amplitude de movimento. Se um instalador incorporar avaliações fora da bicicleta, ele deverá explicar o objetivo e como isso afeta o ajuste. Os qualificados serão recebidos e garantirão que você esteja completamente confortável durante o processo. Caso contrário, informe-os imediatamente.

Para aqueles que não realizam uma avaliação física fora da bicicleta, provavelmente iniciarão seu processo de avaliação observando o movimento da pedalada e o movimento do corpo durante a fase de aquecimento do ajuste.

Ajuste: o encaixe deve se concentrar nos 3 principais pontos de contato

Crédito para foto: https://blog.bikefit.com/what-to-expect-in-a-bike-fit/

O fundador da BikeFit, Paul Swift, popularizou o termo "fazendo a bicicleta desaparecer". A idéia de que você está literalmente no espaço funcionando plenamente em qualquer atividade ou evento que esteja ocorrendo e a única resistência que você encontra é o vento, a montanha, o vento. rochas, seus músculos gritando ou, em raras ocasiões, uma perseguição de avestruzes . Infelizmente para muitos ciclistas, você está ciente da presença de sua bicicleta, incluindo desconforto ou dor nos três pontos de contato principais : pés, mãos e extremidade traseira.

Independentemente do seu objetivo, estilo de pilotagem ou motivo para se adaptar, você pode esperar que um instalador competente examine adequadamente e ajuste potencialmente os três pontos de contato principais. Argumentaremos que mesmo um ajuste para um pedal achatado (ao contrário de pedais sem encaixe)), embora possa exigir menos atenção, ainda deve examinar e corrigir corretamente os pés. Como Jessica mencionou anteriormente, todo ajuste deve se concentrar nesses pontos de contato e no relacionamento entre eles. Infelizmente, existem inúmeras histórias de motociclistas que investiram significativamente em ataques profissionais que ignoraram uma dessas três áreas ou apenas rasparam a superfície. Embora não nos aprofundemos na extensão de como cada área deve ser examinada neste artigo, você deve esperar que um instalador seja equipado com o conhecimento e as ferramentas para ajustar todos os pontos completamente. Quando isso não acontece, você recebe um caso como um de nossos clientes:

Mark estabeleceu uma meta a ser completada em um passeio de 170 milhas por 3 dias pela Flórida. Infelizmente, após cada viagem, ele experimentou uma dor significativa no joelho - quanto mais longa, pior a dor. Mark foi para 5 montadores de bicicletas diferentes em 7 anos e, embora o examinassem usando algum equipamento de última geração e captura de movimento em 3D, eles não examinaram completamente a interface pé / pedal e ofereceram soluções que poderiam reduzir sua dor. No final, ele acabou resolvendo o problema visitando um BikeFit Pro, que se concentrou em seus pés e o adaptou para o Cleat Wedges.

Embora esse possa ser um exemplo extremo, se um instalador não passa muito tempo em cada ponto de contato, você não recebe um ajuste completo . Em nossa experiência, parece que os pés são o ponto de contato que é ignorado com mais frequência, embora sem dúvida seja o mais importante. Para a maioria dos pilotos, você pode andar sem as mãos no guidão ou sair da sela, mas o ponto de contato sempre conectado é o pé, exceto se você estiver tentando fazer um super-homem na bicicleta. A equipe jurídica da BikeFit aconselha que ninguém deve tentar o super-homem em sua bicicleta.

Teste

Como mencionamos antes, um instalador não é um milagreiro e pequenas mudanças podem fazer grandes diferenças, mas não necessariamente imediatas. É importante que, depois de concluídas as acomodações e as mudanças, você teste essa nova posição fora do ambiente do estúdio apto. Normalmente, você não está em forma ao subir montanhas, descer trilhas traiçoeiras ou fazer o melhor durante 1 hora. Conseqüentemente, as alterações feitas pelo instalador podem parecer estranhas a princípio. Isso não significa que o ataque foi um fracasso, mas o corpo, em alguns casos, leva tempo para se adaptar. Para alguns indivíduos, os benefícios são imediatamente aparentes, especialmente para aqueles que já experimentaram dor. Alguns ajustes permitem que um ciclista ande com mais eficiência pela mesma distância a uma frequência cardíaca mais baixa, como não estão usando os músculos das articulações para estabilizar a bicicleta, eles se tornaram um híbrido de bicicleta e humano: um buman ou uma caminhada (o buman é muito melhor). A maioria dos instaladores oferecerá a você a oportunidade de retornar dentro de um período realista de tempo para reavaliar se estiver enfrentando efeitos negativos e persistentes com o encaixe. Se um instalador não oferecer esse serviço, estará colocando seus negócios em risco.

Crédito para foto: https://blog.bikefit.com/what-to-expect-in-a-bike-fit/

Relatórios ou compartilhamento de medidas

Durante todo o ajuste, os instaladores profissionais têm diferentes métodos de anotações para documentar as alterações na bicicleta e no corpo. Esta é uma parte crucial do ajuste e das informações que, em nossa opinião, devem ser fornecidas ao ciclista no final da sessão. Alguns instaladores usarão um programa que cria um relatório como o aplicativo BikeFit Pro .

Crédito para foto: https://blog.bikefit.com/what-to-expect-in-a-bike-fit/

Outros montadores podem usar um documento do Word, uma leitura completa dos números e medidas de uma bicicleta em forma ou caneta e papel. Não existe uma maneira “certa ou errada” de fornecer as medidas, mas é errado se elas não forem fornecidas na conclusão do ajuste.

Post Fit

Embora o objetivo do ajuste seja fornecer ao ciclista os resultados desejados, às vezes esse não é o caso. Se, por algum motivo, seu ajuste não o ajudar a atingir suas metas originais, sempre recomendamos que você retorne ao instalador para informá-lo de que há um problema. Assim como qualquer outro produto ou serviço, você retornaria se os resultados não fossem os esperados. Se você visitar o médico inicialmente e seus sintomas persistirem, você ligará novamente. O instalador profissional de bicicletas Tom Wiseman, da Cycling Solutions, mencionou em uma entrevista recentemente: “Quero que os clientes voltem para mim se não estiverem satisfeitos. A única maneira de aprender a resolver o problema é saber que existe um. ” Jerry Gerlich, instalador profissional da Castle Hill Fitness , garante o trabalho dele: "Todo mundo é uma bola de cera diferente e, se você garantir o seu trabalho, isso realmente fará você se concentrar no que está acontecendo para resolver o problema". Embora seja uma lição difícil, isso mostra que, se você estiver de alguma forma insatisfeito ou especialmente com dores, você deve voltar ao seu preparador.

Pensamentos finais

Embora faça parte das expectativas, não entramos em detalhes sobre técnicas, ferramentas, tecnologia ou biomecânica específica de um ajuste. A razão é que isso varia amplamente de um montador para outro e os principais aspectos de cada ajuste devem ser os mesmos. Infelizmente, esse nem sempre é o caso. Happy Freedman, Instalador Profissional do Hospital de Cirurgia Especial de Nova York diz: “Nem todos os montadores são criados iguais, mas um montador excelente se ajusta às suas necessidades.” Isso é verdade para qualquer profissão no mundo em que, por exemplo, haja ótimos professores e há professores não tão bons, mas a experiência nem sempre se correlaciona com a excelência. A segunda parte da declaração de Happy é a mais importante. O instalador está tentando atingir seus objetivos e necessidades ou está tentando forçá-lo a uma posição ditada por uma máquina? Isso não é uma calúnia tecnológica, pois a usamos diariamente como parte de nosso treinamento, mas não confiamos apenas nela.

Paul Swift descreveu da seguinte maneira: “Quanto menos você sabe sobre o ajuste da bicicleta, mais você olha para um número para determinar o ajuste. Quanto mais você conhece e olha para o encaixe da bicicleta, mais você olha para o quadro geral. ”

Nosso conselho: entre em contato com o instalador e pergunte a ele sobre as expectativas delineadas neste blog, explique seus objetivos para eles, aprenda sobre sua experiência e processo, descubra se eles resolveram problemas ou atingiram metas para ciclistas com ambições semelhantes e como eles abordar os principais pontos de contato. Se você quer saber o que esperar de um ajuste de bicicleta, pergunte a um instalador competente.

O que esperar de um ajuste de bicicleta. POR BIKEFIT | 14 DE AGOSTO DE 2019. Disponível em:

<https://blog.bikefit.com/what-to-expect-in-a-bike-fit/>

Conheça o Studio Bike Fit da Bike Tech Jardins

Nosso Studio é comandado por Caetano Zammataro (@caetano.z) Bike-Fitter com formação pela Retul, PrecisionFit e BikeFitting e atualmente é instrutor de cursos de BikeFit pela Escola ParkTool.

Detentor de títulos nacionais e internacionais piloto profissional de MTB Downhill, é ciclista atuante em corridas de Estrada, Montanha e Descidas.

Mecânico Profissional formado pela Escola Park Tool e pela Shimano Brasil. Sua experiência soma mais de 20 anos de participação em cursos e treinamentos promovidos pelas principais marcas, como: Trek, Rock Shox, FOX, entre outras.

Saiba mais: https://www.biketechjardins.com.br/bike-fit


solicite um orçamento:

Tel: (11) 3063-3555 | 3063-5868

Whats: 11 94605-0001






#bikefit #ciclismo #bicicleta

429 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

Bike Tech Jardins - Rua da Consolação, 3.350 - Jardins - São Paulo/SP

CICLISMO EXTREMO COM. DE ARTIGOS ESPORTIVOS LTDA. EPP - CNPJ.: 05.784.722/0001-06

© 2018 by Bike Tech Jardins